12/12/2014

Sobre o inferno.

Eu queria que Deus existisse para que pudéssemos conversar de igual para igual. Eu tenho muitas dúvidas que vieram na bagagem existencial humana e que não podem ser respondidas por outros seres humanos, talvez um ser superior pudesse me ajudar com certas perguntas e respostas.

Eu olho para o mundo no qual eu estou vivendo e nada me faz muito sentido. Vejo as grandes pessoas tornarem-se maiores e inalcançáveis emocionalmente. Vejo o dinheiro transformando tudo por onde passa. Poucos lugares e poucas pessoas não o deixaram dominar. Não se deixaram dominar.

A Terra nunca foi um bom lugar para se estar e para se viver. Queria bater um papo com Deus sobre a possibilidade de um novo planeta, de um novo universo – não que esses não existam, só queria a possibilidade de juntar os bons corações e povoar um lugar diferente. A Terra anda caótica, os humanos andam infelizes.

Talvez não seja o lugar, talvez sejam as pessoas. Talvez seja eu! Eu é que sou culpado de grande parte dessa merda. É por aquele cara que passou por mim e eu não estendi o olhar, a moça que pediu um trocado no ônibus e eu ignorei, aquela criança que eu vi passando fome e cheguei a chorar mas não fiz absolutamente nada.

Porque é mais fácil, sabe? Chorar e se comover é fácil demais. Ligar a TV, olhar o mundo e lamentar é fácil. O problema está exatamente aí: comodismo. Estamos acomodados a viver mal, a viver na pior e na tristeza. A gente se contenta com o décimo terceiro salário achando que o mundo nesse mês é o melhor pra todos. A gente se contenta ao ônibus lotado, ao moleque na sinaleira pedindo dinheiro o dia inteiro, a gente se contenta a viver essa vidinha de merda.

Queria bater um papo com Deus pra ele mandar outro dilúvio aí, vai que a gente melhora? Porque, veja bem, se você não tem nada, você não perde nada! Seria melhor perder os bens a saúde, perder o dinheiro a família. É melhor pra gente perder o que traz renda do que perder o que traz paz.

O problema é que nossa paz está dentro da gente, é algo único e intransferível. Ninguém pode tirar sua paz, exceto você mesmo. É você quem se deixa abater pelos problemas, pelas dívidas, pelo chefe chato do caralho. É você quem senta a bunda no sofá e fica assistindo o mundo desmoronar e não faz nada. Somos nós que estamos vivendo nessa vida medíocre e rindo quando nos jogam um grão de arroz no prato a mais.


Deus pode não existir. Ou pode estar aí ao seu lado. Eu não sei, vai saber? Não acredito naquilo que meus olhos não veem. Mas ele pode mesmo existir e eu estar redondamente enganado. Mas se ele existe, se ele existe de verdade, ele vai ter que pedir perdão a muita gente. 

Nenhum comentário: