10/10/2011

Entreaberto.

Me libertei do passado reciclando outro por cima. Dizem que passado bom é passado enterrado e excluído da lixeira da memória, que bom mesmo é ir atrás de novas pessoas, novos lugares e de acontecimentos novos, não é que eu discorde desse ponto de vista universal, ao contrário: costumava pensar que qualquer coisa nova, pra mim, vale a pena correr o risco, ir atrás, se arriscar. Costumava pensar que a novidade de hoje é um bom motivo pra não querer saber a novidade do amanhã, porque por mais doce que seja, acaba trazendo sofrimento uma hora. Penso que se algo ficou inacabado, interrompido, no seu passado ele voltará para assombrar-te e cabe a você a decisão de enterra-lo mais uma vez ou resgata-lo para que possa dar continuidade ao que antes não havia findado.
Um grande problema de enterrar o passado mais uma vez é que haverá, ainda, inúmeras possibilidades de que ele volte e o aterrorize e assombre mais uma vez a tua paz. Foi assim que aprendi jamais enterrar algo que não teve fim, foi preciso que eu enterrasse milhares de vezes um caos interrompido para entender que problema enterrado nem sempre significa problema resolvido, às vezes enterra-lo quando não está totalmente terminado, assombra mais ainda sua mente.
Precisei limpar a minha própria bagunça para espantar os fantasmas do meu passado, tive inúmeras dificuldades, pois sou o tipo de pessoa que quando vê o presente se deteriorando tende a recorrer para as coisas e pessoas antigas, e era por isso que os fantasmas voltam sempre a me assombrar, porque eu deixava vírgulas, reticências e aspas abertas, mas nunca conseguia pôr um ponto a cada final de capítulo da minha vida.
Apesar de tudo penso que foi bom ter deixado entreaberto os capítulos antigos, foi assim que pude voltar atrás e reescreve-lo de uma forma mais honesta, mais bonita e mais gentil, foram esses capítulos cheio de vírgulas, reticências e aspas que me fizeram reescrever a minha história ao lado de quem me é importante. Sei que disse que é necessário pôr um ponto final a cada capítulo terminado, mas quando trata-se de alguém que você ama é necessário deixar todos os capítulos cheio de vírgulas, só assim você pode reescrever sua história da forma mais bonita que você puder.

Nenhum comentário: