1/25/2015

O que há no porão da sua alma?

Você é saudável. Corre vinte quilômetros e bebe cerca de seis litros de água diariamente. Vai a academia, pratica esporte, quase não tem tempo pra sair com os amigos porque sua vida anda agitada e você vive se equilibrando entre o corpo são e mente sã, mas o que há no porão da sua alma?

Você é divertido. Tem uma meta de vida que é fazer o máximo de pessoas sorrirem em sua presença. Você vive rindo e fazendo os outros rirem. Adora contar uma piada sem graça porque sabe que aquilo será um motivo cômico pra risadas eclodirem na roda de amigos, mas o que há no porão da sua alma?

Você é culto. Todo mês separa dinheiro para ir a livraria e comprar livros novos. Já leu desde obras indianistas até os clássicos de terror do Sr. King. Assiste debate político e consegue facilmente dá uma palestra com seu posto de vista. Vê jornais diários e lamenta pela humanidade caótica mas continua com sua vida, mas o que há no porão da sua alma?

Você é trabalhador. Todos os dias acorda às cinco, come um pãozinho com manteiga e toma um cafézinho rápido pra não se atrasar. Lê o jornal no metrô porque não tem tempo de ficar parado e ver o ponteiro do relógio correr contra você. Tem uma rotina de oito às cinco e está sempre cansado demais pra ser feliz porque trabalha demais, mas o que há no porão da sua alma?

Aprecie o movimento. É isso que lhes digo de todo o coração. Ficar parado é constrangedor e enlouquecedor. Não deixe sua alma se acostumar com uma determinada coisa ou um determinado fato. Seja sempre você mas mude todos os dias. Faça algo diferente uma vez por dia, faça algo que nunca fez uma vez por dia. Melhore, mude, evolua. 

Vi milhares de homens fortes e saudáveis morrerem por doenças absurdas, vi milhares de palhaços entrarem em depressão, vi muita gente culta se perder no meio de tanta informação e vi muito trabalhador perder seu cargo em questão de segundos. 

Não se apegue ao que não existe. Você é saudável agora, portanto, seja saudável agora! Não deixe de viver sua vida, aproveitar os dias e os amigos porque você tem a necessidade de ser saudável. 

Você é divertido agora, portanto, seja agora mas quando algo lhe incomodar, dê-se o luxo de chorar feito criança pequena. Grite, se preciso for! Berre pra quem quiser e quem não quiser ouvir. A sanidade nada mais é que a insanidade oculta. É preciso extravasar um pouco pra não enlouquecer de vez. 

Você é culto agora, portanto, seja culto agora. Não corrija sempre seus amigos, isso é um fardo chato. Você é chamado de corretor ortográfico ambulante aonde quer que vá e talvez isso seja motivo de orgulho pra você, mas acaba sendo incrivelmente insuportável para os que rodeiam. Nem fale de política o tempo inteiro. Às vezes, as pessoas só precisam da sua companhia e não dos seus absurdos. 

Você é trabalhador agora, portanto, seja trabalhador apenas agora. Não deixe que seu trabalho lhe limite. Não deixe que isso te tome tempo, a saúde, o sono ou a vida. Vi milhares de homens, como vos disse antes, viverem para o trabalho e morrerem para si. Trabalhar é preciso, todos nós sabemos, mas é necessário viver. Portanto, antes de tudo: viva. Sinta-se feliz ao acordar para trabalhar e tente não ver isso como um fardo insuportável que só paga suas contas. 

Espero que o porão da sua alma seja repleto de felicidade e coisas boas, mas que haja um pouco de tristeza e angustia pra você nunca se esquecer que tudo passa e a nada e ninguém deve apegar-se ao ponto de depositar sua felicidade naquilo ou naquele. E, acima de tudo, que haja amor aí. Que haja muito amor! Posse não, apenas amor. E que você seja capaz de amar tudo e todos da mesma forma. Sem apego e sem prisão, um amor puro e livre. Um amor que faça o porão da sua alma se tornar uma sala de estar

Nenhum comentário: